Abordagens

Psicoterapia Base Analítica

A abordagem psicanalítica possibilita o terapeuta trabalhar o indivíduo na promoção, prevenção e reabilitação biopsicossocial, investigando desde suas relações primitivas iniciais, enquanto bebes seus conflitos, ansiedades, defesas e competências garantindo assim melhor qualidade de vida.

Psicoterapia Base Analítica Junguiana

A psicologia analítica Junguiana é baseada em estudos profundos de Carl Gustav Jung, que desenvolveu conceitos como inconsciente coletivo, arquétipo, sincronicidade, individuação entre outros que hoje em dia são utilizados na linguagem coloquial como, por exemplo, extroversão e introversão.
A teoria Junguiana, embora aceitando alguns postulados psicanalíticos (teoria da repressão, concepção básica do inconsciente e seus componentes libidinais), adicionou lhes uma dimensão histórica e social integradora (representações coletivas, hábito espirituais e culturais) que influenciou não só as atuais correntes culturalistas e humanistas, como também um grande numero de psicanalistas neofreudianos.

Terapia cognitivo comportamental

A TCC se foca nas conexões entre o que uma pessoa pensa sobre si mesma ou sobre a situação (a parte cognitiva) e como isso afeta a maneira como ela age (a parte comportamental). Concentra se basicamente no que está acontecendo na sua vida ao invés de buscar causas no passado
É um tipo de terapia que trata sintomas sem visar grandes mudanças psíquicas, utilizando uma série de técnicas que visam à modificação do comportamento. Não é o terapeuta quem interpreta o material trazido ‘a sessão, a elaboração é feita junto ao paciente, no sentido de identificar as distorções de pensamento que lhe causam sofrimento emocional.


EMDR

Trata-se de uma técnica de psicoterapia projetada pelos psicólogos para reduzir traumas, ansiedade, sintomas depressivos ou para melhorar o funcionamento global de saúde mental. O EMDR tem mostrado extremamente eficiente no tratamento de inúmeros problemas psicológicos e emocionais, especialmente relacionados a eventos traumáticos(trauma de combate e abuso físico, sexual ou emocional, acidentes, assaltos traumáticos e outros) Promove a ativação de mecanismos de cura do cérebro através da estimulação sensorial bilateral (ocular, auditiva e/ou tátil). Este tratamento só poderá ser aplicado por um psicoterapeuta certificado em EMDR

Gestalt – Terapia

A Gestalt Terapia, também é conhecida como Terapia Gestalt, é uma abordagem psicoterápica baseada no ideal do “aqui e agora” e nas relações com os outros e com o Mundo. Utiliza se de um método descritivo e não explicativo, ou seja, procura investigar o que está acontecendo com o paciente  e como está acontecendo ,procurando ,através de uma postura interessada ,presente e acolhedora ,colocar  de lado os julgamentos, os conhecimentos anteriores e preconceitos .Focaliza aquilo que o paciente manifesta no momento presente ,no aqui – agora da relação terapêutica .

Psicodrama

O Psicodrama é uma abordagem de intervenção utilizado em psicoterapia processual e breve onde o protagonista pode exteriorizar, através da ação dramática ,o que o incomoda,explorando suas relações com o passado, presente e projeção do futuro.
É utilizado individual, casal, grupo, famílias, workshops e vivências, além de ser amplamente utilizado na clínica, na educação, empresas e comunidade. Portanto Psicodrama é uma filosofia ou método de pesquisa da alma humana através da ação.

Terapia histórico cultural

A psicoterapia fundamentada na Teoria Histórico-Cultural trabalha com as relações sociais de desenvolvimento do indivíduo como sujeito e personalidade. Analisa a vida concreta dos sujeitos e os processos de significação buscando pelos motivos e sentidos de sua realização social. Entende o sofrimento psicológico como resultado dessas relações e atende às necessidades de desenvolvimento psicológico, afetivo, emocional e cognitivo, para a vida particular dos sujeitos. Trabalha com atividades concretas que fazem parte do universo de significação e transformação da personalidade dos sujeitos, sendo estes, ativos e participantes do processo terapêutico.

Terapia Sistêmica

Faz com que as pessoas olhem para TUDO, criando um pensamento sistêmico, onde o todo é o mais importante. Pensar sistematicamente é pensar em todas as coisas conectadas.Quando entendemos que todos fazemos parte de uma ‘teia’,de uma rede de conexões ,entendemos que dependemos de tudo o que temos a nossa volta para sermos quem somos.

Terapia Sexual

Trata o conflito pessoal ou do relacionamento de casal causado por disfunção sexual. A terapia sexual melhora a qualidade do relacionamento como um todo ,incluindo o sexual uma vez que trabalha desde a auto estima do casal até os bloqueios que impedem a livre expressão da sexualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *