Somatização: Sintomas físicos, causas emocionais

O seu corpo dá sinais de que as suas emoções não andam bem. Sabe aquela dor nos ombros por carregar o mundo nas costas? Ou aquela dor de garganta por engolir muito sapo e não conseguir dizer o que sente? Aqueles problemas no estômago por não conseguir digerir tanta preocupação? Quando os sintomas no corpo aparecem, é importante se lembrar bem de dois aspectos: o primeiro, tratar SIM o sintoma físico (às vezes a origem pode não ser emocional, mas puramente biológica e, mesmo que seja, é preciso tratar corretamente e dar a devida atenção médica a cada enfermidade nossa); o segundo é investigar as causas e agir nelas. Um dos principais indícios de que o sintoma físico pode ter origem emocional é a recorrência – uma dor sempre remediada, mas que sempre reaparece, por exemplo. Gripes constantes, gastrites ou outras “ites”…

Após investigar bem as possíveis causas biológicas, precisamos considerar o quanto o seu estado emocional tem afetado o seu corpo, a sua saúde física e te levado a desenvolver doenças. Se você não cuidar da causa, de nada vai adiantar remediar mil vezes o sintoma.

Estresse, ansiedade, depressão, preocupações, irritação, traumas, medos, mágoas, rancor, culpa, não conseguir expressar suas emoções… tudo isso pode se manifestar no seu físico e prejudicar muito a sua qualidade de vida.

Como resolver? Oferecendo a mesma atenção tanto para a saúde do seu corpo quanto para a sua saúde mental. Considere conversar com um psicólogo quando sentir que algo não vai bem com você, busque ajuda, não espere que as coisas se agravem.

Você não precisa carregar o mundo nas costas, nem sofrer sozinho e sentir os efeitos disso em sua saúde. Ame-se mais e tenha mais atenção aos sinais que o seu corpo te dá.

Fonte: Ane Caroline Janiro – Psicóloga clínica, Fundadora e Administradora do Psicologia Acessível.

Saúde Emocional ao Alcance de Todos!

Nos visite ou entre em contato e conheça nossos valores! <3 😀
Unipsico Rio Preto – Cooperativa de Psicólogos

#psicologia #sãojosédoriopreto #riopreto #unipsicoriopreto #unipsico#cooperativadepsicologos #saudeemocional #alcancedetodos#vivendooagora #psicoterapia #terapia

Comentários encerrados.